terça-feira, 16 de dezembro de 2014

EDITAL | Processo Seletivo - Professor/a Voluntário 2015.1 | Vestibular Solidário

EDITAL

Este documento foi elaborado para conhecimento prévio do Projeto Vestibular Solidário (VS), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e para esclarecer possíveis dúvidas ao decorrer do processo seletivo para professor voluntário do mesmo, bem como facilitar durante o decorrer das atividades afim de que estas aconteçam de forma organizada levando em conta, primeiramente, o seu conforto e participação de todos os envolvidos.

1.    O PROJETO
       O Pré-Acadêmico Vestibular Solidário é um Projeto de Extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que funciona como curso preparatório para os vestibulares do Estado de PE e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  Atualmente o curso oferece 60 vagas para uma turma anual, com inscrições previstas a serem iniciadas após a divulgação dos principais vestibulares do Estado de Pernambuco (PE) - entre os meses de Janeiro e Fevereiro - e mais 30 vagas para a turma do Intensivo ENEM - ao qual as inscrições de iniciam no segundo semestre do ano com foco apenas de revisão e resolução de questões. O processo seletivo conta com uma prova de 80 questões de todas as disciplinas do conteúdo programático do ENEM, exceto Redação e Línguas.
      As aulas do Pré-Acadêmico são realizadas no Centro de Educação (CE) da UFPE, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 12h30. Apesar do conteúdo programático do vestibular da UPE e ENEM serem usados como referência para as aulas, o cursinho também visa preparar os alunos para os processos seletivos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e outras IES. Os/as professores/as do projeto são alunxs da graduação e pós-graduação da UFPE e de outras instituições públicas e particulares, como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Faculdade Mauricio de Nassau, sendo todxs voluntários.
     Desde 2001 o curso tem conseguido um índice de aprovação de mais de 50% nos vestibulares das universidades públicas de Pernambuco e atualmente conta com a coordenação de Danilo Martins (Discente do Curso de Biomedicina - UFPE), Frederico Neto (Discente do Curso de História - UFPE) e Rodrigo Alcântara (Discente do Curso de Licenciatura em Biologia - UFPE). A taxa de inscrição para realização do processo seletivo é de R$ 5,00 (Cinco) e a matrícula consta de uma resma de folhas A4 de papel ofício para xerox do material durante todo o ano. Não há cobrança de mensalidade.

2.    OBJETIVO DO PROJETO

Objetiva-se por meio deste projeto tornar possível a elevação do nível educacional dxs alunxs de Escolas Públicas, de forma que esses possam aumentar as chances de se qualificarem melhor para o mercado de trabalho, de ingressar na universidade pública e outras IES, além de ser tanto um espaço de experiência docente para os estudantes das instituições públicas e particulares de ensino superior, quanto um espaço de vivência cidadã, onde se aprende enquanto ensina.

3.    CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

·         Estudantes dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Pernambuco (PE) sejam públicas e/ou particulares;
·         Esteja cursando a partir do 3º período.

4.    SELEÇÃO
      
O processo de seleção será efetuado por uma comissão composta pelos professores/coordenadores do VS, um/a alunx do mestrado em Educação/CE/UFPE e a professora tutora do Projeto.
     A seleção dar-se-á pelas seguintes etapas:
·         1ª Etapa: Avaliação do rendimento escolar – Histórico Escolar atualizado (Carimbado pela Coordenação do Curso)
·         2º Etapa: Avaliação Prática – Aula Presencial (25 minutos)
·         3ª Etapa: Entrevista
·         4ª Etapa: Dinâmica

Obs.: O histórico escolar deverá ser enviado para o e-mail vestibularsolidario.ufpe@gmail.com, durante o período de inscrição, devidamente carimbado pela coordenação do curso.

5.    INSCRIÇÃO
      
A inscrição será online através do e-mail vestibularsolidario.ufpe@gmail.com, de 20 de Dezembro de 2014 a 20 de Janeiro de 2015. O e-mail deverá conter no título “SELEÇÃO VS 2015.1” e constará com os seguintes dados: nome completo, curso/período, IES e disciplina que pretende lecionar. O candidato deverá também enviar em “anexo” o Histórico Escolar atualizado e carimbado pela coordenação do curso da instituição ao qual está vinculado para análise da comissão de seleção (1º etapa da seleção – avaliação do rendimento escolar).

6.    VAGAS DISPONÍVEIS

PORTUGUÊS/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 1
INGLÊS – 1
GEOGRAFIA HUMANA – 1
MATEMÁTICA – 1
QUÍMICA – 1
FILOSOFIA - 1

7.    CERTIFICAÇÃO

      X candidatx selecionado, ao final de 12 meses participando do Projeto, receberá sua certificação emitida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como Professor/a Voluntário em Projeto de Extensão.

8.    RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado dia 26/01/2015 até às 22 horas, no endereço eletrônico vestibularsolidario.blogspot.com.

9.    DISPOSIÇÕES FINAIS

•           Não há taxa de inscrição para participar do presente processo de seleção;
•           A inscrição implica na aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos do presente Edital, não cabendo recurso de qualquer natureza;
•           A constatação de informação falsa nas documentações solicitadas faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato;
•           Caso seja detectado qualquer tipo de irregularidade ou descumprimento às normas do Edital, a
Coordenação do Projeto procederá ao cancelamento da participação do candidato em qualquer momento;
·         Depois de selecionado, o candidato deverá fazer seu registro no SigProj (http://sigproj1.mec.gov.br/) para ser incluído no Projeto e facilitar a emissão de sua certificação de participação;
•           A sala onde serão ministradas as aulas estará equipada com computador e projetor. Pilotos e apagadores de quadro branco deverão ser retirados na setorial de extensão do Centro de Educação (CE) no armário do Vestibular Solidário (VS), bem como, as fichas de aulas para serem xerocadas deverão ser enviadas por e-mail (vestibularsolidario.ufpe@gmail.com) com 3 dias de antecedência;
•           As demais dúvidas que não foram sanadas deverão ser dissolvidas mediante contato via e-mail (vestibularsolidario.ufpe@gmail.com).


Dezembro/2014
Coordenação | VS 2014
UFPE | RECIFE | PE

vestibularsolidario.ufpe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário